Mani - NRT NiTi Files

NRT NiTi Files


Aço especial Mani®

Aço inox convencional

A Mani® optou por desenvolver e trabalhar com aço inox 18-8 com fibra reforçada, oferecendo maior resistência à corrosão e mantendo sua grande flexibilidade, levando em consideração a preocupação em fabricar o melhor no mundo, para o mundo.
Tipo K

Lâmina do instrumento tipo K Mani®, corte perfeito

Valendo-se da experiência tecnológica e design dos instrumentos endodônticos manuais do tipo K (aço inox), amplamente utilizados e, em especial a exclusiva lima RT, a qual a Mani® inspirou o desenvolvimento e lançou a nova geração de instrumentos rotatórios endodônticos de NiTi, denominado sistema NRT.
RT (aço inox)

Seção transversal inovadora em forma de paralelograma

A importância da Tecnologia e Design do Instrumento NiTi As características fundamentais para um sistema rotatório endodôntico são resistência, flexibilidade e eficiência de corte. Embora diversos sistemas atuais podem ter alcançado resultados notáveis em uma determinada característica citada anteriormente, muitas vezes pode comprometer o desempenho em outra, resultando em fratura do instrumento ou perda da eficiência.

O sistema NRT além de apresentar características necessárias de um instrumento de vanguarda, graças à tecnologia metalúrgica inovadora e técnicas de fabricação do século 21, possui baixo custo.

Sistema NRT NiTi Mani®

Seção Transversal: Retângulo Modificado
A seção transversal dos instrumentos NRT é de um retângulo modificado. Os testes encomendados pela Mani® revelam diferentes vantagens do núcleo na forma de um retângulo modificado quando comparado com desenhos tradicionais triangular ou quadrado de outras marcas, graças ao seu menor tamanho, o núcleo do instrumento NRT é mais flexível, como também possibilita maior eficácia na remoção de detritos, por meio das 2 canaletas laterais. Os instrumentos rotatórios em geral podem levar a complicações, tais como, deformações, transporte do forame e por vezes fraturas no interior do canal. Entretanto, o retângulo modificado também é seguro.

Seção transversal NRT NiTi

Em Endodontia os instrumentos de aço inoxidável são utilizados no preparo do terço cervical, devido sua qualidade à resistência e eficácia de corte. O Níquel-Titânio é utilizado nos terços médio e apical, devido sua flexibilidade e efeito memória (capacidade do metal voltar à sua forma original).

Por esta razão os instrumentos NRT de aço inoxidável são utilizados no preparo da entrada do canal, onde resistência a forças horizontais e eficiência de corte são importantes durante a remoção das concrescências dentinárias, permitindo dessa forma, acesso mais retilíneo possível aos terços médio e apical, normalmente curvos. Por outro lado, sempre que a flexibilidade é exigida, os instrumentos de NiTi são indicados para a modelagem e limpeza do canal radicular.

Entretanto, para compensar a resistência à fratura do reduzido núcleo em forma de retângulo modificado, um processo térmico industrial foi desenvolvido para diminuir os riscos de fratura e melhorar a durabilidade do instrumento NRT NiTi. O tratamento térmico nos últimos 5mm permite que os instrumentos possam ser pré-curvados, sem perder a característica relativa à flexibilidade. Este recurso facilita a penetração do instrumento em canais curvos de difícil acesso. Após autoclavados, os instrumentos retornam à sua forma original.
NRT NiTi possuí ponta inativa

Os instrumentos NRT possuem vários tamanhos e conicidades, que podem ser facilmente identificados pelo número de anéis no cabo (prateado - aço inox / SSt e dourado NiTi), como por exemplo, 2 anéis: 4% de conicidade; 3 anéis: 6% de conicidade; 4 anéis: 8% de conicidade. Além disso, possui cabo reduzido com 12,8mm para facilitar o acesso aos molares.

A utilização do sistema NRT é simplificado, permite velocidade até 300 rpm e controle de torque em Newtons, de 1.5 à 3N, para os instrumentos de conicidade .04 e .06, respectivamente. Os instrumentos de maiores conicidades, utilizar 4 à 5N.
O sistema NRT foi projetado especificamente para ser utilizado na técnica cérvico-apical. Trata-se de uma técnica amplamente difundida, por ser rápida e eficiente durante o preparo e limpeza dos canais radiculares, além da tradicional técnica escalonada ápico-cervical.

Após o adequado preparo do terço cervical, os instrumentos subseqüentes alcançarão os terços médio e apical com menor estresse, remoção eficiente de detritos para o terço cervical, como também facilita a irrigação e aspiração.

O sistema de instrumentação rotatória NRT Mani® está disponível em 21 e 25mm de comprimento, números (D1) 20 amarelo, 30 azul e 40 preto, com conicidades variáveis (taper) .04, .06, .08, .10, .12, e .14

Os instrumentos dourados são de NiTi e os prateados de aço inox (SSt).

#20                   #30                 #40         

Sequência simples para instrumentação, segundo o fabricante, em 5 etapas. Após seleção apropriada do tamanho do instrumento (D1):
#20 para canais radiculares finos
#30 para canais radiculares médios
#40 para canais radiculares amplos


Etapa 1 – Ampliação do orifício de entrada do canal: Instrumentos de aço inoxidáveis (NRT SSt): Conicidades .08, .10, .12 e .14 Tamanhos #20, #30 e #40
Etapa 2 – Exploração e esvaziamento do canal com instrumento manual do tipo K de fino calibre, determinação do comprimento de trabalho eletronicamente ou convencional por meio de radiografias
Etapa 3 – Preparo do terço médio do canal (CRI): NRT NiTi .06 #20, #30 e #40
Etapa 4 – Preparo do terço apical (CRT): NRT NiTi .04 #20, #30 e #40
Etapa 5 – Conicidade final do preparo CRT (formato tronco-cônico gradual, com maior diâmetro cervical): NRT NiTi .06 #20, #30 e #40 Utilizar velocidade de 300 rpm no máximo e controle de torque; cinemática com avanço e retrocesso com suave pressão, similar ao uso de um lápis apontado, recomenda-se utilização de instrumentos manuais para verificação da patência do canal; utilizar com freqüência substâncias químicas e, irrigação e aspiração copiosa.

Observações:
- CRI: Comprimento Aparente do Dente na radiografia, subtraindo-se 3mm
- CRT: Comprimento Real de Trabalho, normalmente de 0,5 a 1,0mm aquém do vértice radiográfico
- O acesso ao terço apical deve ser estabelecido usando limas manuais #10 ou #15
- O canal deve ser instrumentado manualmente até a lima #15 antes de iniciar o uso dos instrumentos rotatórios
- Use os instrumentos NRT até uma velocidade máxima de 300 RPM ou menos
- Use controle de torque de 1-2 N para instrumentos de menores conicidades a 4-5 N para os de maiores conicidades
- Para maior segurança, aplique pressão apical moderada
- Pressão apical excessiva durante a instrumentação poderá resultar em distorção ou fratura do instrumento
- Esterilize todos os instrumentos antes do uso (autoclave de 132º a 136º C) (estufa até 170º C)
- Verifique as limas regularmente buscando sinais de deformação ou fadiga, elimine imediatamente qualquer instrumento que apresente anormalidades


21 e 25mm
35 .12 SSt

35 .10 SSt

30 .06 NiTi

30 .04 NiTi

25 .06 NiTi

25 .04 NiTi
Kit NRT Mani® Introdutório sugerido pelo Prof. Ms. Érico de Mello Lemos


Prof. Titular Endodontia da Universidade Guarulhos - UnG

Prof. Associado Endodontia da Universidade Cidade de São Paulo - UNICID e Universidade Santa Cecília - UNISANTA

Prof. Endodontia FFO-Fundecto e CETAO

Disponível para venda imediata. O melhor custo e benefício do mercado, abrange todo o procedimento da instrumentação rotatória endodôntica do início ao fim do trabalho.

Seqüência para Treinamento e Clínica Básica e Avançada
Protocolo Prof. Érico Lemos.

Para baixar a seqüência no formato PDF para impressão, clique aqui

Utilizar motores elétricos entre 150 e 300 RPM e Torque de 2 a 5 N, Instrumentos calibrosos requerem maior velocidade (RPM) e Torque (N).

Recomenda-se, antes do uso em pacientes, treinamento em canais simulados e dentes extraídos

MOTOR ENTRAN
Motor Endodontico Elétrico sem fio - W&H Áustria

Vantagens:
Liberdade de movimento
5 níveis de torque
Auto reverso
Fácil de usar
Bateria de lítiun recarregável de longa duração
Tratamento seguro
Rapidez na troca de limas

Em breve no Brasil!
     


Bloco canal simulado - antes

Bloco canal simulado - depois

Canal Mesial Lima K # 15

Canal Mesial 30/6 – NRT

Canal Mesial 30/6 – NRT

Sequência para Treinamento e Clínica Básica

#10 Manual até o CRI
#15 Manual até o CRI
#35/12 NRT Preparo Cervical
#35/10 NRT Preparo Cervical
#15 Manual até o CRI Odontometria
#15 Manual até o CRT
#20 Manual até o CRT
#25 Manual até o CRT
#30/6 NRT próximo CRI
#30/4 NRT entre CRI e CRT
#25/6 NRT entre CRI e CRT
#25/4 NRT até CRT
#25/6 NRT até CRT
#30/4 NRT até CRT
#35 Manual Preparo Apical - CRT

Sequência Clínica Avançada

Utilizar Substâncias Químicas Auxiliares da Instrumentação (Endo PTC + Hipoclorito) Avanço Cérvico-Apical use movimentos “vai e vem” para avançar mm a mm, instrumentos de tamanhos diferentes requerem forças diferentes e cada canal oferece resistência particular Encontrando um obstáculo, recapitule Caso o instrumento ofereça resistência para atingir a porção apical, realize novo preparo cervical com instrumento de grande e média conicidade.

#10 Manual até o CRI
#15 Manual até o CRI
#35/12 NRT Preparo Cervical
#35/10 NRT Preparo Cervical
#15 Manual até o CRT
#30/6 NRT próximo CRI
#30/4 NRT entre CRI e CRT
#25/6 NRT entre CRI e CRT
#25/4 NRT até CRT
#25/6 NRT até CRT
#30/4 NRT até CRT
#30/6 NRT até CRT
#35 Manual Preparo Apical - CR

A Wilcos do Brasil agradece a gentileza do Prof. Érico Lemos. em nos ceder o material acima