Meisinger - Split-Control

Split-Control Bone Spreading and Condensing System
developed with Dr. Streckbein, Dr. Hassenpflug

Split-Control é um sistema atraumático e uma alternativa ao invés do martelo e do cinzel. Por meio da dilatação ("spreading") e condensação óssea com instrumentos helicoidais para condensar e dilatar, é possível dilatar cuidadosamente ossos com atrofía horizontal e condensar ossos esponjosos. Desta maneira, a cresta alveolar é perfeitamente preparada para o processo de implante sem as complicadas incrustações horizontais ou verticais, mantendo a substância óssea disponível.

- Alternativa ao invés do martelo e do cinzel, com uma mínima intervenção
- Dilatação controlada de ossos com atrofía horizontal
- Condensação cuidadosa de ossos esponjosos
- Indicado para as classes de reabsorção óssea de 1–3
- Alta estabilidade primária, através da condensacão óssea
- Indicado para preparação óssea, independente do tipo de sistema de implante
- Perfeita combinação com o Horizontal-Control

“Bone Spreading” (dilatação) começa com a broca inicial para demarcação e subsequente utilização da broca piloto, delimitando a área a ser fresada .

A seguir, perfura-se o osso com a broca piloto de dimensão inferior (levar em conta o diâmetro da broca e a profundidade da perfuração).

Corte de separação crestal com o disco diamantado (entre várias pré-perfurações) facilita a dilatação óssea.

Com uma série de extensores com diâmetros de ordem crescente, abre-se a fissura formada anteriormente com o disco diamantado e condensa-se o osso (observar ordem de diâmetros e marcas nos instrumentos). Os extensores são enroscados cuidadosamente no osso por meio do "carrier" ou chave de carrier. Nas densidades ósseas de 1 a 2, recomenda-se utilizar os alargadores antes da aplição dos extensores.

A abertura agora já bem dilatada permite a inserção do implante adequado. Evidentemente, a rigidez óssea obtida pela condensação resulta numa favorável estabilidade primária.

Perfuração de dimensão inferior com a broca piloto (observar diâmetro da broca piloto e profundidade da perfuração). Neste caso de condesação óssea ("Bone Condensing“) da cresta alveolar estreita, começa com a broca inicial para evitar um possível deslizamento da broca piloto.

Os alargadores proporcionam uma cavidade óssea de dimensão inferior no caso de densidades D3/D4.

Com os extensores cônicos condensa-se o osso; ademais, em casos de cresta alveolar atrófica, o osso é ao mesmo tempo dilatado. Ao ser condensada uma abertura a partir de um diâmetro 2,7 mm, utiliza-se o alargador A1 com o extensor A1. A partir dos diâmetros de 3,3 mm, utiliza-se o alargador D1 com o extensor D1. Depois da introdução do primeiro extensor (A1 ou D1), podem-se aplicar outros extensores com dimensões de ordem crescente sem realizar perfurações adicionais. Os extensoressão introduzidos ao serem enroscados com o auxílio dos respectivos "carriers" ou as chaves de carrier.

A abertura condensada e possivelmente dilatada aumenta a estabilidade primária dos implantes colocados a seguir.